Governo Provincial do Cunene
Sociedade

Inaugurado o Projecto Transfronteiriço de Abastecimento de Água na localidade de Calueque, Província do Cunene.


Foi implemetado pela Comissão  Técnica Permanente Conjunta para Bacia Hidrográfica do Rio Cunene (CTPC), tendo sido financiado pelo Banco de Investimento Alemao KfW, através da SADC, de igual modo, procederam o Acto de Assinatura do Memorando Intergovernamental entre a República de Angola e da Namíbia, relativamente sobre a Cooperação no Domínio do Estabelecimento e Desenvolvimento do Projecto de Transmissão Angola e Namíbia   e visitaram a Rede de Distribuição de Água,  a Barragem de Calueque, subestação e efectuaram a entrega de fontanários.



O referido projecto teve como objectivo de promover e fortalecer os laços de Cooperação entre os dois países irmãos, de mitigar algumas deficiências no fornecimento e Distribuição de Água as populações que habitam a Zona fronteiriça entre a Namíbia e Angola, no Sudoeste da Província do Cunene e no Norte da Namíbia, tendo em conta uma população-alvo da região abrangida nos respectivos países, estimada em mais de 100.000 habitantes, para o ano horizonte do projecto até 2035, integra numa primeira fase 4 boca de incêndio,  330 ligações domésticas, para assegurar a população ao acesso a água potável,  deixando a mesma de consumir água bruta.



Apresentação do Projecto Transfronteiriço foi feita pelo Arquitecto Carolino Mendes na qualidade Co-Presidente da CTPC e Director Geral do GABHIC.



Na ocasião, Sua Excelência o Vice Governador para Infra-instrutoras, Dr. Feliciano Salomão Himulova no seu discurso, manifestou o seu absoluto compromisso em contribuir na preservação deste valioso bem e combatendo todas e qualquer tentativa de vandalização e degradação deste bem público de grande utilidade para o desenvolvimento da comunidade.



Neste certame, Sua Excelência o Ministro da Agricultura, Águas e Florestas da Namíbia, Dr. Alpheus Naruseb, realçou que o objectivo principal das duas nações é a gestão sustentável destes recursos hídricos que servem os dois países. Disse ainda, que o projecto não é só importante para a população de Calueque como tbem para a população do Norte da Namíbia que depende da água. A Namíbia tem acesso a utilização desta água quer para geração de energia eléctrica, quer para uso doméstico e para fins de irrigação .



No discurso de Sua Excelência Ministro da Energia e Águas, Eng. João Baptista Borges, frisou que o Projecto inaugurado  vai permitir aumentar a quantidade de água, quer para a Namíbia, quer para as nossas necessidades, de igual modo, vai elevar no seu máximo o relacionamento entre os dois países, e vai poder mostrar de facto que pode ser um exemplo na partilha de recursos hídricos  a nível do nosso continente e do mundo.



Por outro lado,  testemunhou-se o acto de Assinatura do Memorando de Entendimento que celebrou o acordo para o Estudo de Interligação Eléctrica entre Angola e a Namíbia. 



Neste evento, estiveram  presentes as Suas Excelências,  Ministro da Energia e Águas,  Ministro da Agricultura,  Águas e Florestas da Namíbia, Vice-Governador para Infra-instrutoras e Serviços Técnicos em Angola,  Governador Regional do Omusati, Secretário Permanente do Ministério da Energia na Namíbia,  Administrador da Comuna do Calueque,  PCA da RNT,  Administradores, Director do Projecto Transfronteiriço,  Responsáveis do Governo da Província do Cunene, Directores, Representantes do Governo da Alemanha do Banco Financiador da Alemanha, Empreiteiros, Técnicos e Autoridades Tradicionais.